Consumo de Carboidratos Simples e Complexos – Entenda de Vez!

consumo de carboidratos

O consumo de carboidratos é um assunto amplamente discutido nas academias e centros de treinamentos em geral.

A todo momento escutamos sobre carboidratos simples e carboidratos complexos, porém nem sempre esses termos vêm acompanhados de uma explicação capaz de esclarecer a diferença entre os dois.

Pensando nisso, decidimos escrever esse artigo para esclarecer definitivamente essa dúvida e, assim, proporcionar um entendimento claro e prático de qual o tipo de carboidrato é mais aconselhável para o consumo visando a prática de atividades esportivas.

Qual a função do carboidrato no nosso organismo?

Em termos práticos o carboidrato pode ser considerado um dos motores propulsores de energia para o nosso organismo.

Após a sua ingestão o carboidrato se transforma em glicogênio e em glicose.

O glicogênio é utilizado para a gerar energia responsável pela manutenção das propriedades celulares, ou seja, energia para o funcionamento do organismo de um modo geral.

No âmbito da prática esportiva, após a sua ingestão, o carboidrato se transforma em glicose que por sua vez é armazenada nos músculos, sendo, a partir daí a responsável por gerar força e energia para o mesmo.

Ou seja, o consumo de carboidrato é de certa maneira necessário para quem pratica atividades físicas. Você só deve ficar atento e evitar os excessos, pois isso pode ser prejudicial à sua saúde.

Carboidrato Simples e Carboidrato Complexo, qual a diferença?

Agora que você já entendeu a função e a importância do consumo de carboidratos para a prática de atividades físicas, torna-se relevante, também, efetuar a distinção entre o carboidrato simples e o carboidrato complexo.

Você entenderá que o tamanho da estrutura molecular de cada carboidrato interfere diretamente na maneira como o organismo o sintetiza.

Vamos lá!

Consumo de carboidratos Simples

Entre os dois tipos de carboidratos, o carboidrato simples é aquele que possui uma estrutura molecular mais reduzida. Devido a essa peculiaridade o seu consumo possibilita uma digestão mais rápida pelo nosso organismo.

Dessa maneira, ele proporciona um aumento súbito de glicose no sangue (alta glicemia), fornecendo uma fonte rápida de energia para o consumo.

Geralmente a ingestão de carboidratos simples é recomendada em períodos anteriores a treinos intensos e rápidos e que não objetivem a perda de peso.

Algumas fontes de carboidratos simples são: arroz branco, macarrão, pão francês, açucares, chocolates, leites e derivados, mel, sucos de frutas, pipoca, entre outros.

Consumo de carboidratos Complexos

O nome carboidrato complexo por si só já diz muito sobre a composição molecular desse tipo alimento.

Esse tipo de carboidrato carrega o termo complexo pelo fato de possuir moléculas com estrutura química maior e mais complexa em relação aos carboidratos simples.

Na prática o que isso interfere?

Por possuir uma maior estrutura química o consumo de carboidrato complexo impossibilita a sua rápida digestão pelo organismo, ocasionando um aumento pequeno e gradual da glicemia (baixa glicemia).

Como resultado, essa energia é fornecida de maneira lenta e estável para o nosso organismo, limitando a quantidade de açúcar convertida em gordura e fornecendo uma sensação de saciedade por um tempo mais prolongado.

Trata-se do alimento mais recomendado para quem pratica musculação, atividades físicas de longa duração e para quem deseja perder peso com saúde.

Além disso, o consumo de carboidratos complexos é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, fibras e minerais. Opte sempre por esse tipo de carboidrato em sua dieta.

Algumas fontes de carboidratos complexos são: arroz integral, macarrão integral, pão integral, grão de bico, maçãs, sementes, vegetais, mandiocas, batata doce, linhaça, tomate, entre outros.

Escolha a melhor opção

Agora você já possui um maior conhecimento sobre a ingestão de carboidratos, então, basta escolher o alimento que melhor se adapte à sua rotina e iniciar os exercícios.

Ótimo treino!

machoviril

Website:

2 Comentários

  1. Marcelo Costa

    Quer dizer então que comer so proteina não é a maravilha toda que as pessoas dizem?
    Tenho que comer carboidrato também?

    • machoviril

      Olá, Marcelo!
      Exatamente isso. O nosso organismo precisa de carboidratos, pois eles funcionam como fonte de energia para o funcionamento do nosso corpo.
      A ingestão de proteína é realmente algo necessário também, porém devemos ficar atentos a essas dietas extremamente restritivas, pois elas podem nos prejudicar.
      O ideal é visitar um nutricionista para ele elabore uma dieta adequada para as suas necessidades.
      Muito obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.