Benefícios do Guaraná Para a Saúde

benefícios do guaraná

Apesar do seu alto grau de popularidade, pouca gente sabe dos benefícios do guaraná para a saúde, principalmente para a saúde masculina.

Tenho certeza que você ficará muito apreensivo com a quantidade de benefícios que o guaraná provoca na saúde do homem e, por se tratar de uma planta tipicamente brasileira, você perceberá que a sua outra grande vantagem é a facilidade de obtenção.

De todo modo, vamos falar um pouco dessa maravilha da nossa floresta amazônica.

Para que tomar guaraná?

Há muito tempo o guaraná vem mostrando um enorme potencial na promoção da saúde das pessoas.

Sintomas como cansaço físico, cansaço mental e alívio do estresse sempre estiveram na lista de problemas resolvidos pela ingestão dessa fruta.

Porém, os benefícios do guaraná para saúde do homem vão um pouco além desses temas amplamente conhecidos pela maioria das pessoas. Por isso decidimos elencar mais algumas vantagens que o seu consumo promove na saúde dos homens.

Controle dos níveis de colesterol

Poucos sabem que o guaraná possui em sua composição uma substância chamada Saponina.

Essa substância é muito conhecida pelos nutricionistas por promover a redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue.

Além do mais o guaraná ainda possui outra substância de elevado valor relacionado ao mesmo assunto: a presença da Teobromina. Essa substância se caracteriza por elevar os níveis de HDL (colesterol bom) do sangue, algo que por si só já possui uma grande importância para nossa saúde.

Como todos sabemos, grande parte dos níveis de colesterol em nosso organismo está relacionado ao balanço entre HDL e LDL em nosso sangue. De acordo com inúmeros estudos científicos, a presença do HDL inibe naturalmente a presença e atuação do LDL.

Ou seja, somente ao ingerir o guaraná você promoverá dois benefícios muito importantes para a sua saúde: o aumento do HDL e a redução do LDL.

Os benefícios do guaraná contra a impotência sexual

Posso garantir que você ainda não sabia que o guaraná possui a capacidade de melhorar o seu desempenho na cama.

Isso mesmo!

Considerando como um poderoso estimulante sexual, o guaraná possui Guaranina, substância essa conhecida por fornecer ao corpo do homem propriedades afrodisíacas capazes de fortalecer a função erétil do homem.

As propriedades encontradas no guaraná atacam um dos fatores responsáveis pela impotência sexual: o baixo desejo sexual.

Visto isso, podemos dizer o guaraná funciona como um aditivo secundário que estimula o desejo sexual masculino naturalmente, ativando, assim, o gatilho necessário para o início de uma relação sexual prazerosa.

Apesar da condição que leva o homem a desenvolver a disfunção erétil esteja relacionado a diversos fatores como obesidade, desequilíbrios hormonais, hábitos de vida e que o seu tratamento definitivo natural envolve a solução de todos esses problemas, saber que o guaraná possui propriedades que auxiliam nesse tratamento é uma notícia muito importante e esclarecedora.

Portanto, saiba que os benefícios do guaraná lhe ajudarão a possuir uma vida sexual mais ativa.

Aumento de energia para prática de exercícios físicos

Por se tratar de uma planta muito rica em cafeína (o dobro do encontrado nos grãos de café), o guaraná auxilia diretamente no aumento da performance das modalidades esportivas.

Isso ocorre porque o guaraná trabalha como mediadora na estimulação dos neurotransmissores, principalmente a dopamina e a adrenalina. Dessa maneira, o corpo consegue retardar a sensação de fadiga oriunda da prática de atividades físicas prolongadas e exaustivas.

Potente ação antioxidante

O guaraná também é responsável por atuar como um potente antioxidante natural.

Esse benefício ocorre pela grande presença de flavonoides na sua composição. Assim, a sua adequada ingestão possui a capacidade de proteger as células contra as ações dos radicais livres e ainda ajuda a prevenir inúmeras doenças responsáveis por diminuir a qualidade de vida das pessoas.

Importante melhora no poder de concentração

A nossa acuidade mental é amplamente favorecida a partir do momento que ingerimos guaraná.

Devido à presença da Cafeína e Teobromina, substâncias já citadas nesse artigo, torna-se evidente os benefícios do guaraná no tocante à melhora de raciocínio e concentração.

A explicação científica para esse ocorrido assenta-se que essas duas substâncias agem diretamente no Tálamo, região do cérebro responsável pelo foco e atenção.

Melhor maneira de ingerir o guaraná

O guaraná pode ser encontrado de diversas formas em farmácias, mercados, loja de produtos naturais, entre outros.

As formas mais comuns de ingestão são em pó, em chá, por sucos ou em cápsulas.

Você pode optar pela que melhor lhe agradar, atentando-se para o seu consumo via capsula somente após orientação de um profissional de saúde.

O mais importante é que o guaraná contempla a seleta lista de alguns fitoterápicos amplamente estudados e de consumo aprovado pela ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA).

Contraindicações e Efeitos colaterais

Contraindicações

Apesar dos inúmeros benefícios apresentados por essa planta, é importante salientar que o seu consumo exagerado e sem orientação de um profissional de saúde pode gerar alguns efeitos colaterais.

Cabe frisar que pacientes com problemas cardíacos, doenças renais e alterações hormonais decorrentes da hipófise devem evitar o consumo de guaraná.

Essa recomendação serve também para pessoas que sofrem de transtornos psicológicos, a exemplo de ansiedade e síndrome do pânico.

Outra coisa: caso a sua esposa esteja grávida, tentando engravidar ou em período de amamentação esse produto também é contraindicado.

Efeitos Colaterais

Geralmente os efeitos colaterais do guaraná originam-se devido ao seu consumo em altas doses e sem nenhum tipo de orientação.

Dentre os efeitos colaterais mais presentes podemos citar: Insônia, ansiedade, enjoos, náuseas, diarreia, dores de cabeça, aceleração dos batimentos cardíacos, taquicardia, vômitos, prisão de ventre e alergias.

Por isso, embora os benefícios do guaraná sejam grandiosos para nossa saúde e bem-estar, é muito importante consumi-lo sem exageros e sempre acompanhado de perto por um profissional de saúde.

Ser homem, entre outras coisas, é ser saudável!

machoviril

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.