10 Principais Benefícios da Banana para a Saúde

Os benefícios da banana para nossa saúde são inúmeros, por isso muitas pessoas já aderiram ao seu consumo de maneira mais constante.

Muito desse sucesso se deve às inúmeras vantagens que esse alimento promove para a nosso organismo, especialmente quando em pauta está possuir uma vida mais ativa e saudável.

Dentre os benefícios da banana para a saúde podemos citar a perda de peso, redução da pressão arterial, proteção do coração, impulsionamento do metabolismo, tratamento natural do diabetes, de distúrbios intestinais, de anemias, do asma, de constipação, da tuberculose, dos rins, dentre outros.

Com o objetivo de listar com mais detalhes algumas dessas vantagens do consumo da banana, decidimos elencar os 10 principais benefícios dessa fruta para a nossa saúde.

Porém, antes disso, é importante evidenciar brevemente as propriedades nutritivas que esse importante alimento nos oferece.

Propriedades Nutritivas da Banana

Uma porção de 126 gramas de banana possui mais ou menos 110 calorias, onde aproximadamente 30 gramas dessa composição é composta por carboidratos.

Trata-se de uma rica fonte de proteínas, potássio e fibras dietéticas. Outra importante informação dentro dos benefícios da banana é a NÃO presença de gordura, colesterol e a quantidade praticamente insignificante de sódio.

Dentre outras vantagens podemos citar a presença de vitamina C, vitamina B6, folato, riboflavina, ácido pantotênico e niacina. Além de conter minerais como fósforo, manganês, cálcio, cobre e magnésio.

Os Principais Benefícios da Banana

Controle da Pressão Arterial:

Trata-se de um dos mais importantes benefícios da banana.

As bananas possuem quantidades significativas de potássio, algo que contribui diretamente na redução da pressão arterial.

Ao aliviar a tensão nas artérias e veias, o sangue pode fluir com mais suavidade no corpo e oxigenar os órgãos para aumentar a suas funções. Isso ajuda a eliminar a aterosclerose e os derrames e ataques cardíacos comumente associados a ela.

As fibras da banana também possuem importante função em raspar o excesso de colesterol presente nas artérias e vasos sanguíneos, reduzindo ainda mais o estresse no sistema cardiovascular.

Fortalecimento dos Ossos:

A presença do frutooligossacarídeo, um prebiótico benéfico ao nosso trato digestivo, possui a capacidade de estimular a ingestão de minerais e nutrientes pelo nosso organismo. Além do mais, as bananas também estão ligadas a uma maior absorção de cálcio.

O cálcio é o elemento mais importante na produção e regeneração da matéria óssea no corpo. Isso reduz nossas chances de sermos afetados por problemas de osteoporose.

Promove a melhora da visão:

Devido à sua farta oferta de antioxidantes e carotenoides, bem como a mistura saudável de minerais na sua composição, outro dos benefícios da banana é o aumento considerável da saúde dos olhos.

Estudos recentes apontaram que a degeneração macular, a catarata, a cegueira noturna e o glaucoma demonstraram uma considerável diminuição após a ingestão de banana e de outras frutas com propriedades semelhantes.

Tratamento do Diabetes:

Uma banana fornece cerca de 3 gramas de fibra dietética, o que é benéfico para diabéticos do tipo 1 e tipo 2.

Propriedades Anti-inflamatórias:

Os compostos da banana são anti-inflamatórios por natureza, algo que significa significativas reduções do inchaço, inflamação e irritação de condições como artrite e gota.

Melhora do Humor e da Memória:

Outra vantagem dentro dos inúmeros benefícios da banana é a presença do aminoácido tripofano, responsável por elevar de maneira considerável melhora no humor e da capacidade de memória das pessoas.

Além disso a presença do magnésio ajuda a relaxar os músculos e a vitamina B6 o ajuda a dormir bem.

Prevenção do Câncer colo-retal:

O alto teor de fibras nas bananas ajuda a aumentar as fezes e estimula o movimento peristáltico do corpo, algo que facilita bom funcionamento do trato intestinal. Isso pode ajudar a prevenir câncer colo-retal, algo muito importante para a nossa saúde.

Prevenção de Desordens Renais:

O potássio e vários antioxidantes presentes nas bananas ajudam a aliviar a tensão nos rins e estimulam a micção. Isso pode ajudar a evitar que as toxinas se acumulem no corpo.

Tratamento de Anemia:

As bananas contêm alto teor de ferro e, portanto, ajudam no tratamento da anemia.  As bananas também têm um conteúdo significativo de cobre, que é um elemento importante na criação de glóbulos vermelhos.

Ao aumentar a contagem de glóbulos vermelhos, você não apenas previne a anemia, mas também pode aumentar a circulação para todas as partes do corpo, oxigenando-as e otimizando sua funcionalidade.

Tratamento de Hemorroidas:

Quando listamos os benefícios da banana não podemos deixar de citar a sua importante função no tratamento de hemorroidas.

Isso acontece porque o seu efeito laxante previne qualquer tipo de tensão que possa dificultar a passagem das fezes, algo que promove o alívio e cura das hemorroidas.

Efeitos Colaterais do Consumo de Banana

Apesar dos inúmeros benefícios da banana para a nossa saúde, é aconselhável ficar atento ao seu consumo caso sua condição médica exija ou caso você possua alguma pré-disposição a sua ingestão.

Portanto, decidimos elencar, também, alguns efeitos colaterais do consumo da banana.

Dentre eles podemos citar:

Níveis elevados de potássio:

Certos medicamentos consumidos por doenças cardíacas e hipertensão têm a capacidade de elevar os níveis de potássio no organismo. Estes incluem betabloqueadores e diuréticos.

Portanto, aqueles em medicação são aconselhados a consultar um médico antes de adicionar bananas à sua dieta.

Alergia:

Algumas pessoas possuem alergia ao consumo de banana, resultando em coceiras, inchaços, urticária e chiado na garganta e na boca.

Enxaqueca:

Algumas pessoas sofrem com ataques de enxaqueca frequentes. Caso seja o seu caso, é aconselhável não consumir mais de meia banana por dia.

Alterações gastrointestinais:

Devido à presença de muita fibra em sua composição, a ingestão muito elevada de banana pode causar vários distúrbios gastrointestinais, onde podemos citar cólicas estomacais, inchaços e gases.

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